29 outubro, 2007

Simplesmente, Oscar...

Oscar Niemayer mantém seu jeito de pensar intacto. Isso o faz uma personalidade de peso e respeito, a constatar pela sua lucidez em via de se completar 100 anos de idade. Concordo veementemente com que ele explicita com relação a Chavez e Fidel. Não vanglorio esses últimos líderes, porém admiro a coragem de se investir, mesmo que de forma ambígua, no social e andar na contra-mão dos outros países “capitalista-subservientes” da região. É muito fácil se aliar a Grande República Estadunidense, em detrimento do seu próprio povo, para gozar de instabilidade ilusória e provisória. O difícil é tentar, pelo menos, equacionar o abismo dos dominados com o pico dos dominadores.

Hoje, muitos acreditam que a esquerda latino-americana é retrógrada, porém esquecem que a luta de classes é eterna e fluirá paulatinamente para a revolução socialista...ôôô palavras tão anacrônicas! Não, apenas o percurso da ordem natural das coisas. É isso mesmo, a América Latina é um laboratório a céu aberto diferente dos outros países onde houvera o mesmo processo. Leon Trotsky dizia que a Região latino-americana era a mais propícia para ocorrer a disseminação da Revolução ainda na primeira metade do século XX e isso não aconteceu porque o mesmo, esquecera de levar em consideração o poder das elites aristocratas e capitalista na mentalidade do povo da região. Podemos dizer que esse poder durou até agora.

Nos últimos anos é cada vez mais corrente o uso da velha expressão: “Revolução Socialista”, lógico que de forma diferente, pois a História não se repete, porém com os mesmos propósitos da luta contra a dominação dos dominantes perante aos dominados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Este artigo é efusivo e perpendicular ao fato de que novas correntes "neo-socialistas" surgem a cada hora no seio da sociedade latino-americana. Não nos deixemos levar pelo Chavismo, porém uma pitada de Castrismo não fará mal a nenhum país que queira perpetrar essa nova revolução.