18 julho, 2006

A 3ª Grande Guerra

Assim disse o Reverendo,

Todos os que tem, o mínimo de, conhecimento histórico sobre os grandes conflitos da humanidade sabem da possibilidade de acontecer outro de proporções nunca antes visto. A possibilidade (lembrem-se que em História tudo pode acontecer como não) de uma Terceira Guerra Mundial tem seus críticos:

* Com o advento da Era Nuclear, uma guerra total seria o fim da humanidade. É o que sustentam alguns, onde colocam que os EUA e a Rússia (os detentores dos maiores arsenais nucleares) teriam poderes para dizimar o mundo repetidas vezes, se isso fosse possível. Por causa dessa possibilidade, batizada de M.A.D (Destruição Mútua Assegurada, na sigla em inglês), eles não o fizeram....ainda. Isso inviabilizaria qualquer noção de conquista, já que tudo estaria destruído e o sobrevivente, se houvesse um, seria dono de um mundo devastado e estéril. Esse momento esteve próximo na chamada Guerra Fria.

* Outro grupo sustenta que o conflito seria convencional e não nuclear. Assim, exércitos por Terra, Ar e Mar ( e atualmente também Eletrônico) fariam o teatro de operações como visto recentemente no Iraque e no Afeganistão, para citar eventos recentes. O outro lado da moeda desse pensamento coloca as possíveis cotações de baixas entre os exércitos. Seriam elevadas demais para se suportar, mesmo com todos os avanços atuais. Os gastos astronômicos com infra estrutura e logística, o impacto numa economia mais globalizada do que a de 39/45 e também a aterradora possibilidade de "tiro pela culatra", ou seja, de fortalecer os fracos e enfraquecer os fortes assusta muitos dos que pensam nesse tipo de conflito. Daí os esforços atuais de não se levar qualquer conflito menor para uma "Guerra Total".

* O último grupo de críticos, coloca que a 3ª Guerra Mundial já está acontecendo. Ela se configuraria no que se convencionou chamar de TERRORRISMO. Esse termo, para mim, é muito genérico e por demais tendencioso, pois se alinha com o pensamento de um ESTADO OPRESSOR como o dos USA. Eu prefiro que ao invés de TERRORISTAS sejam MILICIANOS ou RESISTÊNCIA e que para TERRORISMO fosse usado GUERRA NÃO CONVENCIONAL ou GUERRILHA.

Assim posto, o grande conflito de nossa era seria o encontro de grande, e convencionais, exércitos com essas milícias. Apesar de soar desproporcional, os combates rendem vitórias e derrotas para ambos os lados...além dos impasses gerados por isso. O que torna essa guerra diferente das anteriores é que os lados não estarão totalmente definidos e nem as áreas de atuação, muito menos a duração de tal guerra, sendo o mundo um gigantesco e único campo de batalha.

Essas posições, são cientificamente discutidas. Por isso não faço previsões para esses eventos, se se concretizarão ou dissparão. Pode ser que ocorra um ou outro. Ou a conjugação de todos.

Só sei que os sinais estão aí!!!! Nos jornais, telenotícias, rádios....e dependendo do local....IN LOCO. Ignorá-los é não só um perigo, quanto um erro imperdoável

Uma guerra não perdoa ninguém e em seu auge.......NÃO FAZ PRISIONEIROS!!!

Que assim (também não) seja,

Reverendo......O que é aquilo no céu? Ix!! é um Tomahawk!!!

Nenhum comentário: