15 julho, 2006

As fatalidades do fatalismo fatal ou Israel vs Palestina

Assim disse o Reverendo,

Caro amigo,

Acredito que vc, assim como eu, sempre se perguntou (caso, é claro, estiver antenado com o que ocorre no mundo) porque dessa "escalada" de violência no Oriente Médio. Sei que é um região distante do nosso cotidiano. Que os acontecimentos violentos lá, não nos afetam diretamente aqui, mas vejá só, por mais que não se queira pensar muito no assunto, vc não se sente assaltado por um questionamento acerca dessa "guerra"? Em momento algum vc se vê pensando em possíveis causas, até mesmo soluções, para esse problema?

Há...Eu sim!!!

Não só pelo fato de me preocupar com os assuntos do mundo em geral, como: Os mísseis da Coréia do Norte, a crescente hostilidade japonesa, o fator nuclear do Irã, entre outras. Acrescente a isso o tempero explosivo chamado USA (United Stupids of America), e pronto...já me incomodei!!!!!

Vamos nos ater a Israel e a Palestina. Só gostaria de saber como povos que sofreram tanto, ainda não aprenderam a não provocar mais sofrimentos. Os israelitas....tão perseguidos, tão humilhados, até a sua religião virou alvo de balas dos nazistas (vide o holocausto), em menos de 100 anos tornaram-se uma eficiente máquina de matar e assassinar, de fazer corar a Werhmacht de Hitler...

Mas não vou eximar os palestinos da sua parcela de culpa. Explodir uns e outros não é forma de se conversar (apesar que um povo que não tem Estado reconhecido, sem Forças Armadas, acaba por se valer dessas práticas)

Porém, me foco nos judeus, porque eles viram a maldade, a intolerância e a extinção de perto e deveriam com isso, aprender e virar, ao meu ver, um baluarte da tolerância, paz e conciliação. E não pensar em usar da força militar, para mostrar que "não somos fracos" como disse certa vez Golda Meir. Deveriam ter exposto suas mazelas passadas não para gerar asco ou pena, e com isso ganhar apoio e vista grossa das nações poderosas e culpadas, mas sim para ganhar respeito pelo sofrimento suportado e transposto e virar um exemplo a ser seguido.

Com o tempo, o que vejo é uma inversão de valores e de pontos de vista. Os israelenses serão vistos como "novos nazistas" e os palestinos como "novos judeus" numa versão mórbida da 2ª Grande Guerra. Hoje, os palestinos sofrem misérias nas mãos dos soldados de Israel. Constantemente tem seus territórios violados a pretexto de algum ataque extremista (por menor que seja) e olhem que esse "território" palestino nem mesmo é reconhecido pela ONU (sigla para Onde?! Nações Unidas?)

E mais! vcs acham mesmo que os USA querem mesmo a paz na região? Assim como eles ajudaram a América Latina, ajudando é claro os governos de extrema direita que fundaram as ditaduras? Ou como ajudaram vários governos ruins só porque, no âmbito da Guerra Fria, estavam alinhados contra o comunismo? Mas isso é assunto para outro artigo.

Finalizo dizendo apenas que espero mesmo que esse conflito se resolva. Porque senão, nenhum dos lados existirá para gozar o que conquistou. Pois só vejo a aniquilação total "Uma guerra vencida onde o seu objetivo foi completamente destruído, de nada serviu" (essas palavras são minhas)

Que assim seja,

Reverendo.........................COEXISTIR, já dizia o U2

Nenhum comentário: