15 julho, 2006

As Maravilhas da Democracia Estadunidense

Assim disse o Reverendo,

Pois é, a democracia é a perfeita forma de se governar. O poder emana do povo, que elege um grupo de pessoas (que também deveriam ser do povo) para simplificar o controle sobre o......POVO!!!!! Após um período, que pode variar de acordo com cada nação, esses eleitos retornariam a condição elevada de POVO...e quem sabe poderiam ser reeleitos e permanecer por mais um tempinho.

Agora, as verdades. Democracia nunca foi e nem nunca será a forma perfeita e amorfa (do dicionário do Reverendo: “que não tem forma, ou seja, pode se adequar a qualquer cultura, ambiente, mentalidade!!”). Ela é UMA forma de se coordenar os esforços de um grupo de humanos.

Porque falo isso!!! Porque vocês vêem constantemente que a forma em que aparece a democracia no Brasil, EUA e outros países diferem as vezes de forma diametralmente oposta. No Brasil, as instituições democráticas estão passando por um momento de crise. Mas isso é assunto para outro artigo.

Hoje, depois dessa breve apresentação, falarei dos “Demônios do Norte”, ooopsss!!!, desculpem-me, dos EUA (Estúpidos Unidos da América). Os “caras lá do Norte” acham que além da democracia ser perfeitíssima, ao seu ponto de vista, deve ser levada aos outros povos, as vezes enfiada goela abaixo como no caso do Afeganistão e do Iraque. Mas estranhamente não forçam a Inglaterra ou a Espanha, que são Monarquias Constitucionais (com um Parlamento), a fazerem essa transição para a tão aclamada DEMOCRACIA TOTAL.

Além do mais, a democracia estadunidense (digo isso, pois americanos somos todos nós que moramos nas Américas, e no caso de norte-americanos, teria de incluir canadenses e mexicanos) não se faz tão poderosamente popular como eles manipulam parecer. Lá é colégio eleitoral, um eufemismo para VOTO INDIRETO. O indivíduo, que além de alienado por natureza e imposição do governo, não tem obrigação de votar. E se desejar faze-lo, votará em um grupo de políticos prévio. Formar-se-á um junta e essa sim acabará por votar no candidato, ou seja, se der a louca na junta e votar em outro candidato e não um alinhado com ela e com a vontade do cidadão que a formou, DANOU-SE. O que nos leva a pensar que nem sempre a vontade do povo será saciada.

Pensam que isso não é possível??...Vejam:

BUSH x AL GORE -> era para ser o Al.......e os caras mudaram para o BUSHA!!!!!!

Com toda essa democracia torta, ainda pensam em fazer “Guerras de Destino Manifesto” e levar à bala a democracia aos povos sem visão (capitalista!?!)

Que assim (não) seja,

Reverendo..................Cortei essa cabeça, porque ela pensava diferente da minha!!

Nenhum comentário: