29 novembro, 2005

Futebol; Carnaval; Alienação Nacional

Assim disse o REVERENDO,


Sempre me perguntaram porque da minha aversão ao futebol e ao Carnaval. Nada tenho contra os dois, manifestações da cultura e da tradição brasileira. Tenho contra é a influencia exacerbada que eles tem sobre as mentes do brasileiro laico.....laico até demais.

Aqui, em Pindorama, com tantos assuntos pertinentes a nossa vida, nossa existência citadina, os brasileiros continuam a se preocuparem em grande parte com os Campeonatos, resultados e a vida dos jogadores. Jogadores estes que na oportunidade que se apresenta, saem do país (que tanto os valoriza) para irem para outras nações fazerem fortuna e até a própria vida.

Não que o futebol não seja útil. Com a demasia de mazelas, abstrair é um recurso da mente humana. O problema é que, no Brasil, esse mesmo esporte virou sinônimo de ALIENAÇÃO, de total obliteração da consciência.!!!!!

Os jogadores não são exemplo nem no que compete à instrução, a educação, já que a maioria não terminou nem o 1º Grau. Em épocas de Copa Mundial, tem local no país que dá meio expediente ou até dispensa para se assistir as partidas da seleção.

Com características como essas, de manter suspenso no tempo um poder de nublar a visão consciente do público, não é de se admirar que a Copa do Mundo e as Eleições para Presidente do Brasil sejam no mesmo ano. Partindo do ponto de que o brasileiro mantém o debate sobre um resultado por dias, até meses depois de ocorrido, imaginem com que cabeça ele vai votar no cargo mais importante da nação!!!!!!

E o Carnaval? Haaaaa....A celebração da Carne.....No Haiti chamam de Mardi Gras....No México o equivalente seria Los Dias de los Muertos!!!!

Aqui, desde tempos antigos o brasileiro lança-se na mais pura letargia do trabalho para poder acompanhar Rei Momo e sua camarilha!!!! Porém como não poderia deixar de ser, na Terra dos Papagaios, Carnaval também aliena. Desde o final do ultimo “pulo” de festa até o próximo mês de fevereiro, o Zé Povinho já esta mencionando, informando-se quando não planejando esse momento.

Mas vocês me perguntariam: “ Mas Reverendo, o Brasil é conhecido mundialmente por esses dois movimentos. E se ambos são de nossas raízes, porque negá-los?”.

E eu responderia: “ Negá-los não!!!!!Ambos são de fato tradicionais e tem sua importância no imaginário popular”.

Mas....e sempre tem um MAS......

Se já somos tão famosos mundo afora por essas duas manifestações, porque não canalizar nossos esforços em outras direções? Porque não sermos conhecidos internacionalmente por nosso sistema educacional ou nossa diplomacia? Ou nossa economia, Historia e genialidade?

Diversificar é a palavra de ordem!!!!!

Uma nação não é medida pelo saldo de gols de sua seleção ou pelo Grêmio vencedor de um desfile!!!Quem dera nossas diferenças e conflitos fossem resolvidos em um campo de futebol ou na Sapucaí.

Temos de nos politizar mais, nos educar mais, participar mais....Ou seja......

Nos tornarmos de fato, cidadãos brasileiros de fato!!!!!

Que assim seja,

Reverendo........Ainda com um fio de esperança e rezando para que a luz no fim do túnel não seja um trem na contramão

Nenhum comentário: